Vem ai o III Congresso Infantil do Ministerio Kids 4 God

Vem ai o III Congresso Infantil do Ministerio Kids 4 God

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Auto Estima infantil



Auto Estima da Crianca


Hoje gostaria de falar de um tema muito importante para pais e professores, a respeito da auto estima. Ouvimos muito dizer isso sobre os adultos, mais nao sabemos que isso podera ser algo obtido desde a infancia! Mais o que e Auto estima? Nada mais e do que a capacidade de gostarmos de nos mesmo, e a certeza de que podemos realizar um monte de coisas, e a auto confianca... Nossa auto estima vai sendo formada desde o momento em que nascemos. Todas as experiencias que resultam em satisfacao, alegria, vai formando uma auto estima positiva. Quando a mae brinca com o bebe, e ele sorri, quando ela repete as palavras que o bebe fala, isso vai fazendo com que ele se sinta importante, e como se a mae dissesse: "voce e especial". Para que a crianca se desenvolva, ela tera que passar por varios obstaculos, tais como: aprender a falar, andar, etc... e para isso ela precisara do apoio dos pais para que passem seguranca para elas. Aos adultos cabera a tarefa de mostrar o maximo que puderem do mundo ao seu redor, e possibilitar o maior numero de experiencias positivas as criancas. E o que vejo no comportamento daqueles pais amorosos que levam o filho ao parque e comecam a apontar para tudo: "Olha la o patinho!" "Olha que lindo o cachorrinho" "Passa a mao no pelo dele, olha como e macio". E bem diferente daquele pai ou mae que quando a crianca diz: Pai, vamos la ver o patinho?" O pai responde: "Nao, o pato vai bicar voce". Ou "Mae, vamos passear na pracinha?" e a mae responde: "Nao, la na pracinha tem bandido que pega as criancas". Cada pai/mae apresenta uma determinada visao de mundo a seu filho.

Neste processo, a atitude e os comentarios dos pais e professores acerca dos sucessos e insucessos das criancas sao decisivos para a sua auto estima. Como a crianca que esparramou muita cola e ouvir dos pais ou professores: "Como voce e desastrado! Voce nao consegue fazer nada direito mesmo!". Esta crianca tera um auto conceito bem diferente daquela outra, que diante da mesma situacao, ouviu algo como: "Voce colocou muita cola, da proxima vez, use a cola com mais cuidado". Nesse exemplo, vemos que com simples atitudes, podemos construir criancas com maior auto estima.

Orientar a crianca sobre o que ela pode fazer para conseguir um resultado melhor: "Se voce usar menos cola, o trabalho ficara melhor". Assim voce estara ajudando a crianca a descobrir maneiras de obter resultador positivos.

Algumas dicas para que possamos construir criancas com uma auto estima positiva:

  1. Nao julgar a crianca a partir do seu comportamento. Nao confundir sua identidade (quem ela e), com o seu comportamento (o que ela faz);
  2. Nao rotular a crianca, dizendo: (Voce e agressiva, voce e agitada). Mais preferir usar o verbo estar: (Voce esta agitada, Voce esta agressiva). Isso demonstra que o comportamento dela pode mudar;
  3. Nao comparar a crianca com outras criancas. "Olha como fulano escreve bonito, porque voce nao faz igual fulano".
  4. Estimular ao maximo a crianca. Quando ela faz um desenho e o que voce ve sao somente rabiscos, voce diz: "Olha que lindo, o que e isso? um passaro? que lindo. E nao dizer: "Ha, sao so rabiscos...." a crianca fez aquele desenho baseado em seus pensamentos, entao voce esta dizendo, "o que voce pensa nao me interessa!".

Sao pequenos gestos que como pais e professores poderao fazer a diferenca.

Certa vez li um texto que se intitulava: "Com quantos beijinhos que se controi a auto estima de uma crianca?" A resposta nao pode ser exata. Apenas se pode dizer que com muitos: muitos beijos, carinhos, pequenos agrados que demonstrem "Voce e alguem especial, voce tem muito valor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário